Hello folks! How are you today?

Muitos alunos sempre me perguntam como podem melhorar a pronúncia do inglês e dizem que acham muito difícil perceber a diferença em certos sons que são muito parecidos. Em certos momentos é difícil até dizer se o som é um “t” ou um “s” ou um “v”. E agora?

como melhorar a pronúncia do inglês

O fato é que: não há a menor necessidade de ter uma pronúncia do inglês igual à dos nativos do idioma, seja de que região for. Porém é preciso tomar cuidado para não pronunciar errado de forma que se crie um mal entendido – e esse problema é mais comum do que parece.

Ou seja: alguns sons é preciso sim pronunciar de forma correta, senão você fica igual ao cara italiano que foi pra Malta. Não sabe o que é? Veja no vídeo abaixo: (atenção: linguagem forte!)

 

Se você faz curso de inglês ou tem um professor particular fica mais fácil aprender e praticar a pronúncia correta, mas como fazer isso estudando sozinho?

Mas é claro que o blog do GE chegou pra salvar o dia e te ajudar com essa quest!

5 dicas pra melhorar a pronúncia do inglês

#1 – Aprender o símbolos fonéticos

Como melhorar a pronúncia do inglês

Sabe quando pra você a pronúncia de duas palavras diferentes soa exatamente igual? Só ouvi-las sendo pronunciadas não é suficiente pra perceber sozinho essas pequenas nuances da língua. É pra resolver esse problema que é importante aprender os símbolos fonéticos. Esses símbolos representam os sons de uma forma visual e bem clara, fácil de perceber depois que você já os aprendeu.

E a melhor parte é: praticamente todos os dicionários (impressos e online) que você utilizar terão os símbolos fonéticos. Não se engane: a única forma de ser realmente independente com pronúncia é aprender os símbolos oficiais. Fuja de muletas como símbolos aportuguesados (normalmente criados por professores ou escolas) porque você não vai encontrá-los em nenhum outro lugar e vai acabar dependente de quem te passou esses símbolos não oficiais.

Ok, mas como vou aprender esses símbolos? Simples.

a) Há sites na internet feitos pra isso. Um deles é o BBC Learning English que tem uma seção dedicada à pronúncia e ensina TODOS os símbolos um por um, com exemplos e ainda explica como movimentar a boca/língua pra se conseguir reproduzir os sons.

como melhorar a pronúncia do inglês

b) Outra recomendação é o aplicativo Sounds feito pela Macmillan em parceria com o Papa da pronúncia do inglês Adrian Underhill. O aplicativo é gratuito e disponível tanto pra iOS quanto Android.

Como melhorar a pronúncia do inglês

O aplicativo traz o quadro fonético americano e o britânico – você pode escolher. Ao clicar em qualquer símbolo é possível ouvir a pronúncia. Além disso, ele traz atividades para você praticar.

Como melhorar a pronúncia do inglês

c) Terceira recomendação é o canal no Youtube Rachel’s English. O canal dela é totalmente focado em pronúncia – nesse caso é sotaque americano. Rachel traz muitas explicações que caso você seja iniciante (em torno do nível A1 do CEFR) pode ser difícil de entender. Porém não é necessário entender o vídeo todo, a Rachel sempre dá ênfase por escrito nas partes que são mais importantes. Ah! A Rachel usa os mesmos símbolos que já falamos aqui.

como melhorar a pronúncia do inglês

d) Viu uma palavra e não sabe como ela é pronunciada? Dicionários online como o Cambridge e o Oxford costumam trazer áudios das palavras pesquisadas e pasmem: os símbolos fonéticos! Eu costumo utilizar mais o Cambridge, que inclusive tem um aplicativo gratuito pra celular.

como melhorar a pronúncia do inglês

#2 Conhecer todos os aspectos da pronúncia do inglês

Não é apenas uma questão de sons isolados. Em termos de pronúncia é preciso aprender:

  • Os sons (símbolos fonéticos);
  • Stress (sílabas tônicas e palavras pronunciadas com ênfase – word stress e sentence stress);
  • Intonation (intonação);
  • Connected Speech (sons que se juntam ou se modificam na hora de falar frases completas);

#3 Praticar!

E como se não houvesse amanhã. Pronúncia é uma coisa mecânica, não tem muito segredo. No entanto, não espere virar o mestre Jedi dos sotaques em poucos dias. Há sons que eu mesma levei anos pra conseguir reproduzir. Uma boa dica é gravar a si mesmo repetindo as palavras e comparar com o áudio original.

Todos os meus alunos de inglês relataram que a pronúncia deles melhorou muito depois que eu os ensinei com os símbolos fonéticos. Alguns inclusive disseram que nunca tinham visto pronúncia sendo ensinada (mesmo em outros cursos) e que estavam gostando muito de ver a diferença e de entender melhor como os sons do inglês funcionam.

Gostaria de aprender mais sobre pronúncia? Mande a sua sugestão de vídeo para o nosso canal do Youtube! Quem sabe podemos gravar um vídeo a respeito!

See you very soon!

Stay geek!

Acompanhe o Geekin' aqui:
Facebook - Instagram - Youtube