Sim, é uma capinha de GameBoy!
Sim, é uma capinha de GameBoy!

Erica Nunes, muito prazer! Entrei nessa de ser professora de inglês em 2011 e não parei mais! Tenho atualmente 26 anos, fiz faculdade de Tradutor/Intérprete de inglês e no momento estou tirando minha certificação do CELTA (não sabe o que é? Clique aqui).

Experiência

Fui professora em escolas de inglês como CNA e United e coordenadora pedagógica na Wise Up, You Move e Centro Britânico. Também fui monitora de inglês na universidade Uninove, em São Paulo, para os alunos dos cursos de Letras e Tradutor/Intérprete. Além disso fui professora do Channel 9, curso online do idioma para os alunos de qualquer curso da mesma faculdade.

Minhas principais áreas de interesse e estudo na minha profissão são fonética/fonologia e o ensino de pronúncia e metodologia em geral. Não acredito no método perfeito pra todos os alunos. Acredito na adaptação de várias técnicas que se encaixem melhor no perfil individual dos meus alunos.

Você encontrará mais informações sobre minha formação e experiência, no meu perfil no Linkedin.

Qualificação

Não acredito em experiência sem qualificação, portanto sempre me atualizo e estudo exaustivamente. Isso é pra garantir que meus alunos terão o melhor ensino possível! Para tanto, possuo os seguintes certificados:

CELTA – Universidade de Cambridge

Curso sobre metodologia e teorias em aquisição linguística. Tópicos abordados: Contextualização e clarificação da língua, fonologia (pronúncia), técnicas de correção, instruções, checando a compreensão dos alunos, preparação de aulas, design de atividades e material, formato de aulas, jogos/atividades diferenciadas, estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico).

CERT-TEFL – Centro Britânico

Curso sobre metodologia e teorias em aquisição linguística. Tópicos abordados: Clarificação e apresentação da língua, técnicas de correção, preparação de aula, ESA framework, trabalho em pronúncia, design de atividades e material, jogos/atividades diferenciadas (jigsaw listening/reading, dictogloss, running dictation), instruções.

Professional Practices for English Language Teaching – British Council

Curso sobre práticas de ensino. Tópicos abordados: design de atividades de fala, planejamento de aulas e conteúdo de cursos, estágios e objetivos de aulas, checando a compreensão dos alunos, atividades práticas para uso da língua, técnicas para ensino de pronúncia, recursos (tecnologia, flashcard, realia e lousa).

Blended learning – Universidade de Leeds

Curso sobre o uso mesclado de tecnologia no ensino presencial. Tópicos abordados: Princípios, pedagogia e tecnologia para o uso do blended learning, ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas abertas online, recursos disponíveis pela internet, design de currículo de cursos e atividades, uso de tecnologia na avaliação, ensino inclusivo, aprendizagem flexível.

A parte geek

A geekisse veio cedo, ainda na época da Manchete (se você tem mais de 20 anos com certeza sabe do que estou falando… rsrsrs). Me interesso muito por cultura japonesa, séries de terror como The Walking Dead e American Horror Story, assim como séries de investigação como Law and Order e CSI e filmes de aventura e ficção. Apaixonada incondicionalmente por vídeo-games, mas sou péssima em todos eles.

Espero poder usar esse universo da cultura pop e geek, que é tão rico em todos os aspectos, para ensinar inglês a quem também curte tudo isso e sofre um pouco com a espera por legendas e traduções que muitas vezes nos fazem perder a riqueza do conteúdo original.

Isso sem citar que falar um segundo idioma e ainda mais um que é tão utilizado no mundo todo como o inglês é uma das experiências mais libertadoras que alguém pode ter. A liberdade de ser independente o suficiente pra fazer qualquer coisa que antes seria um obstáculo pra você é indescritível.

Atividades

18 de março/2017 – Palestra sobre desenvolvimento profissional de professores

BRAZ-TESOL – Belo Horizonte/MG

professora-geekin-english-palestra-4

professora-geekin-english-palestra-1

professora-geekin-english-palestra-3

Let’s go, guys!

Stay geek!